Batalha: Uma História única

A Batalha foi palco de momentos históricos memoráveis, com vestígios de ocupação que compreendem desde o Paleolítico, passando pela presença romana na importante cidade de Colippo, até às decisivas lutas pela independência. De todas essas marcas, resulta uma herança cultural incontornável.

Foi a Vitória na Batalha de Aljubarrota, a 14 de Agosto de 1385, que ditou a construção do Mosteiro da Batalha, um dos monumentos mais visitados de Portugal e uma jóia do património mundial. Durante o reinado de D. Manuel I, a Batalha foi elevada a Vila, que lhe conferiu diversos benefícios.

O concelho da Batalha oferece a quem o visita os encantos de uma paisagem única, aliado a um vasto património de grande beleza, quer a nível paisagístico, quer monumental e artístico.

 

ALGUNS SÍTIOS DE REFERÊNCIA A VISTAR

Deixe-se encantar com o imponente Mosteiro de Santa Maria da Vitória, Património da UNESCO. Reviva a História de Portugal sob os arcos góticos do monumento que reúnem, em harmonia, os traços dos maiores génios da arquitetura e da arte da cantaria.


GRUTAS DA MOEDA
Grutas da MoedaA apenas a 3 minutos de Fátima e a 15 minutos da Batalha, as Grutas da Moeda apresentam-se como das mais belas de todo o país.

 

 

 

IGREJA MATRIZ DA EXALTAÇÃO DE SANTA CRUZ
Iniciada a sua construção em 1514, por iniciativa do rei D. Manuel, possui um portal majestoso, da autoria do Mestre Arquiteto Boitaca.

 

IGREJA DA NOSSA SENHORA DOS AFLITOS
Templo construído no Século XV e localizada na Freguesia da Golpilheira, onde se encontram sepultados Pero Gomes da Rosa, escrivão da Chancelaria do reino e seu filho, João Afonso.

Nesta singular ermida podem admirar-se ainda elementos decorativos pré-renascentistas na arquivolta do arco triunfal e nos fechos da abóbada da capela-mor.

    

IGREJA MATRIZ DO REGUENGO DO FETAL
Igreja centenária, cuja construção data de 1512, por ordem de D. Pedro, Bispo da Guarda. Conserva ainda alguns vestígios da sua arquitetura original, com especial das molduras de arcos de cantaria nos alçados laterais da igreja.

 

PONTE DA BOUTACA
Construção que teve o seu início na segunda metade do séc. XIX, em 1862, durante o reinado de D. Luís. De traça neo-gótica, apresenta um tabuleiro retilíneo de 60 metros de extensão, assente em seis arcos quebrados, intercalados por contrafortes.

 

MUSEU ETNOGRÁFICO DA ALTA-ESTREMADURA
Museu Etnogrfico de Alta EstremaduraLocalizado na Rebolaria, o Museu Etnográfico - Casa-Museu do Rancho Folclórico Rosas do Lena, reconstitui uma casa estremenha do século XIX, que apresenta um interessante núcleo formado por exposições permanentes de miniaturas etnográficas, instrumentos musicais, trajos, peças dos canteiros da Batalha, alfaias agrícolas e ferramentas de várias profissões. A marcação das visitas poderá ser feita pelos telefones 244 765 223.

 

PIA DO URSO
A apenas cinco quilómetros de Fátima, a Aldeia da Pia do Urso oferece aos visitantes uma paisagem natural verdadeiramente deslumbrante, onde o magnífico trabalho de restauro das habitações típicas não deixa ninguém indiferente. Esta é uma aldeia única, genuína, que recebe anualmente milhares de visitantes.

Nesta aldeia recuperada, está também instalado o primeiro ECOPARQUE SENSORIAL, um conceito inovador, que pretende levar até aos cidadãos portadores de deficiência, a possibilidade da apreensão do meio envolvente que os rodeia. A Aldeia foi premiada pelo Turismo de Portugal.

Fonte: Município da Batalha

 

Sobre Nós

Somos a sua rádio online dedicada ao melhor da música portuguesa.

Contactos

Telefone: 244 029 383 (das 9h às 18h, de segunda feira a sábado)
Telemóvel: 936 677 889
E-mail: info@batalhaonline.pt
Muito Nublado

13°C

Batalha

Muito Nublado
Humidade: 100%
Vento: SE a 8.05 km/h
terça feira
Parcialmente Nublado
14°C / 22°C
quarta feira
Sol
13°C / 26°C
DMC Firewall is a Joomla Security extension!